top of page
Lucas Munford

Leandro Cunha participa de debate sobre Setembro Amarelo com Marcos Tardin e Kenny Alberti


Na última sexta-feira, o especialista em Inteligência Emocional e psicólogo Leandro Cunha participou de uma conversa sobre o Setembro Amarelo com os atores Marcos Tardin e Kenny Alberti. O bate papo aconteceu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O principal tema foi a prevenção do suicídio.


Antes da conversa, houve a peça teatral “Na Hora do Adeus”, que aborda a história de uma mulher que teve a perda de seu marido tirando a própria vida. Agora ela vive com a imagem e consciência da presença dele. Após a peça, Leandro, Marcos e Kenny conversaram sobre como enfrentar os problemas psicológicos.


“A peça é muito impactante, ela conta a realidade de muitas pessoas no mundo. A dor da perda sempre é inestimável, ainda mais dessa forma”, disse Marcos Tardin.


Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895. Um dos maiores da história.


Leandro sinalizou alguns pontos sobre como se prevenir dos pensamentos ruins. Para o psicólogo, é sempre necessário buscar ajuda de algum profissional. Algumas sugestões dadas por Leandro são:

1 - Ouça com atenção e acolha;

2 - Estimule a procurar ajuda profissional;

3 - Desencoraje o consumo de álcool e drogas;

4 - Sugira a prática de esportes;

5 - Incentive a socialização.

6 - Reforce o fato de que a depressão é uma doença que tem tratamento;

7 - Não ignore comentários suicidas.


“Meu dia está realizado em poder responder as perguntas e ter ajudado as pessoas a se prevenir do mal do século. Poder fazer eles rirem e ajudarem uns aos outros me deixa feliz”, comentou Leandro.


Para o especialista em inteligência emocional, deve-se sempre manter a esperança. Ele também lembrou sobre o Centro de Valorização da Vida, serviço gratuito de auxílio à prevenção do suicídio. “Além de procurar um profissional, fale com seus amigos e familiares. Eles se importam com você. Também há o Centro de Valorização da Vida. Quando não estiver bem, ligue para eles gratuitamente no número 188.”, disse.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page